História

A Olhar Poente foi fundada em novembro de 2009 e iniciou a sua atividade em setembro de 2010.

A Olhar Poente é hoje, o resultado da conjugação de esforços, de investimentos pessoais e da experiência acumulada de todos aqueles que estiveram na sua origem e na sua consolidação, assim como, pela persistência e colaboração das famílias com crianças inscritas que luraram por um serviço de excelência no superior interesse dos seus filhos.

A Instituição começou a ser a entidade gestora da creche e centro de atividades de tempos livres da freguesia da Vila Nova, integrada na rede de creches e CATL´s do município da Praia da Vitória, iniciando um processo de crescimento e desenvolvimento que se mantém na atualidade. (Os estatutos foram revistos e registados notarialmente em 28 de outubro de 2014). Vale a pena sublinhar os principais passos que foram dados

Em 2010, na freguesia da Vila Nova, a Olhar Poente concorre a um concurso público promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, ficando com a concessão da creche e centro de atividades de tempos livres integrado no edifício Centro Multiserviços, Caminho da Abrigada. Iniciou com 4 crianças utentes e 2 funcionários a tempo inteiro, 1 a tempo parcial.

Em 2011 adquire a primeira viatura de 9 lugares, que ainda hoje permanece ao serviço da Instituição, dando apoio ao transporte às crianças utentes, sobretudo as inscritas no CATL.

Em 2012 promove o serviço de Terapia da Fala direcionado numa primeira fase para as suas crianças utentes e a partir do ano seguinte, direcionado para a comunidade em geral.

A Olhar Poente foi declarada de Utilidade Pública em 21 de novembro de 2014.

Em 2015, a Olhar Poente avança para o segundo concurso público, desta feita para a creche e CATL da freguesia das Fontinhas, integrada na mesma rede municipal de creches e CATL´s. Foi iniciada com 12 crianças utentes, integrando 3 pessoas a tempo inteiro e duas a tempo parcial.

No ano letivo de 2015/2016, com o aumento do número de crianças utentes entre as faixas etárias 03 e os 12 anos, para dar uma melhor resposta à faixa etária 3-5 anos, a Olhar Poente promove o Centro de Atividades de Tempos Livres Transição (CATL-T), diferenciando por salas distintas o CATL do CATL T.

Em 2017, a Olhar Poente, concorre ao concurso público, desta feita para a creche e CATL da freguesia da Fonte do Bastardo, do mesmo município da Praia da Vitória, integrada na mesma rede municipal de creches e CATL´s. Foi iniciada com 16 crianças utentes, integrando 4 pessoas a tempo inteiro e duas a tempo parcial.

Entre os anos de 2012 e 2017, a Olhar Poente passa a promover os serviços sociais de Transporte e Acompanhamento Personalizado para cerca 20 alunos do 1º ciclo residentes na freguesia da Vila Nova, estende o serviço de Terapia da Fala aos equipamentos sociais das Fontinhas e Fonte do Bastardo, e em todas as freguesias para a promover o serviço de Refeitório Social e Centro de Explicações.

No final do Projeto Educativo Trianual “A Terceira na Europa”, ano letivo de 2014/2017, a Olhar Poente foi objeto de apoio do Parlamento Europeu, permitindo as crianças utentes da resposta social de CATL na ida a Bruxelas, visitando o Parlamento Europeu e outros espaços de forte interesse cultural e social.

No ano de 2018/2019, a Olhar Poente substitui o CATL-T, passando a desenvolver um novo serviço denominado ARTE – Animar, Renovar, Transformar e Educar, direcionado unicamente para a faixa etária 3-5 anos, que pretende estimular nas crianças o gosto pela veia artística, seja através da dramatização, pintura, teatralização, música e todas as formas que potenciem a criatividade e liberdade de pensamento.

No ano 2019/2020, a Olhar Poente desenvolve e executa o projeto-piloto EducaMente – Projeto de Meditação & Relaxamento, que consiste numa prática regular de meditação, relaxamento e yoga, e que se pretenda que leve a uma redução de stress, ansiedade e impulsividade, nas crianças e encarregados de educação, possibilitando um aumento da concentração, criatividade, autoestima, tranquilidade, regulação de humor, confiança, motivação, entre outros.

Em 2019 a Olhar Poente inicia o processo de certificação das Respostas Sociais  com base na Norma ISO 9001:2015.

Em 2020 empreendeu uma reestruturação na creche e CATL da Vila Nova dotando-os das melhores condições para o trabalho pedagógico e educativo com crianças e jovens, nomeadamente, criando um novo espaço para o desenvolvimento das atividades de Creche, ARTE & CATL, assim como, criando dois novos gabinetes que permitem apoiar o Centro de Estudos, as sessões de Terapia da Fala e as reuniões de equipa, famílias e parceiros.

Ainda em 2020, no mês de setembro, inicia a concessão da creche e CATL da freguesia dos Biscoitos integrada na rede de creches e CATL´s do município da Praia da Vitória, e no mês de outubro, dá início à Academia Olhar Poente – Centro de Estudo, Formação e Atividades, na cidade da Praia da Vitória.

Visão, Missão e Valores

Visão

Distinguirmo-nos com uma Instituição de referência na promoção de uma Educação de qualidade e desenvolvimento de uma pedagogia inovadora, fomentando nas crianças o desejo de saber mais e melhor utilizando as novas tecnologias para alcançar os objetivos, para uma melhor e mais completa educação. Ser uma Instituição modelo no acolhimento de crianças e jovens proporcionando uma educação de qualidade num ambiente e um espaço onde estas possam crescer de uma forma saudável.

Missão

Promover o Desenvolvimento Local, incentivando a participação ativa de todos os agentes locais empenhados na construção de uma comunidade mais ativa, tendo em vista o desenvolvimento rural e a melhoria das condições de vida das populações, através da promoção, apoio e aproveitamento mais racional das potencialidades endógenas dos concelhos que integram a sua área de atuação, por sua iniciativa ou em colaboração com organismos ou serviços oficiais ou privados, nacionais ou internacionais.

Os Nossos Valores - Rosto

A Olhar Poente orienta a sua ação segundo os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem e da criança e os direitos e deveres consignados na Constituição da República Portuguesa assim como os valores:

Solidariedade: Para com os que mais precisam, no combate aos fenómenos de pobreza e de todo o tipo de exclusão social.

Articulação: articular com os diferentes parceiros para o maior conhecimento do território bem como para adequação dos serviços à comunidade local

Participação: participar e promover/incentivar o envolvimento de todos nas atividades da instituição

Respeito: Pela individualidade e pelas especificidades de cada pessoa envolvida.

Organização: De acordo com a legislação em vigor, favorecendo o desenvolvimento de serviços e respostas de qualidade.

Orgulho: De fazer parte desta equipa e desta Instituição.

Mensagem da Direção

O território educativo e social é complexo, exigente e diferenciador. Por isso entendemos que é preciso descomplicar. Descomplicar egos, medos, falsos poderes, sobretudo de todos aqueles que, pontualmente e de curta passagem, ocupam lugares de liderança. Ter tempo e espaço para nos cingirmos, apenas e só, ao que realmente interessa.

Foi assim que há 10 anos entendemos que este devia ser o caminho, e assim o trilhámos. Valorizando o respeito, a disciplina e o rigor, e sempre que possível, quando o seja, com profunda amizade.

A Olhar Poente passou de uma para cinco freguesias. De duas respostas sociais para oito. Mais os serviços de apoio social, incluindo os da área médica. De quatro para duzentas e setenta crianças utentes. De três pessoas para quarenta. Mas o desenho continua o mesmo, fiel aos seus princípios.

Não admitimos, nem permitiremos, que na Olhar Poente, se desenhe respostas e serviços sociais numa lógica industrial, invariável, repetitiva, como se de uma propriedade absorvente se tratasse. As crianças merecem mais e melhor.

O ambiente que criamos às crianças é tendencionalmente menos competitivo e mais colaborativo, mais ligado às relações e emoções. E isso não é avaliado, mas sim vivido e partilhado. Juntamos a diversidade num só lugar.

Primamos pela diferença e não pela deficiência. Crianças com necessidades específicas, precisam de profissionais com sensibilidade, sentido de responsabilidade, humildade, longe da perfeição, mas próximas da excelência. Pessoas altruístas, que saibam ouvir e deixar o outro respirar. Que se envolvam com transparência e seriedade.

E nos momentos difíceis e de crise, como a que atravessamos, mais necessário se torna que os objetivos das pessoas estejam alinhados com a missão institucional. E estão!

É preciso derrubar barreiras que ainda hoje existem, sobretudo as invisíveis. Temos o dever de nos apaixonar pelo que fazemos e ser flexíveis nos projetos educativos, pedagógicos e currículos que estruturamos, dando oportunidade, sempre com soluções individualizadas, de resposta ao talento de cada criança.

Ter uma geração futura mais humanista começa hoje, no trabalho em rede e em estreita colaboração com as famílias, parceiros sociais e restante comunidade. Temos de estar em constante desafio de incluir e integrar. E de sonhar.

Sérgio Nascimento

Direção

Órgãos Sociais

Quadriénio 2020-2023

Mesa da Assembleia Geral
Presidente César Francisco Pereira Pires
Secretário Rafael Sequeira Fernandes
Secretário Mara Patrícia Leal Ormonde
Conselho Fiscal
Presidente Luís Manuel Mendes Leal
Vice-Presidente Francisco David Dinis Melo
Secretário Gabriel Manuel Linhares da Silva
Direção
Presidente Sérgio Adriano Carvalho do Nascimento
Vice-Presidente Sandra da Silva Dimas Serpa
Secretário Sara Teresa Pereira Pires do Nascimento
Tesoureiro Marina de Fátima Pereira Machado
Vogal Abel José Teles de Andrade

Equipa

Em 2020 festejámos os primeiros 10 anos na área social e educativa, acumulando o conhecimento necessário para proporcionar às crianças, famílias, parceiros sociais e comunidade em geral um serviço transparente, seguro e confiável.

Somos uma equipa inspirada a trabalhar com paixão, em busca do seu melhor em cada dia. Vivemos com intensidade e otimismo, vemos nos obstáculos uma oportunidade de melhoria e nos desafios a razão da nossa existência.

Abraçamos os nossos parceiros, respeitamos a fidelidade, e incentivamos uma relação próxima com as nossas famílias. Só seremos quem pretendemos ser se fizermos mais do que é suposto fazer e melhor do que consideramos ser os nossos limites. Temos como foco e objetivo gerar valor para todos aqueles que são o nosso presente e futuro.

Nem mesmo a pandemia nos afastou da nossa direção: agir sempre e em todos os momentos com coragem, intensidade e vontade!

Somos Olhar Poente!

Formação Interna

Mesmo num ano atípico como o de 2020, a Olhar Poente não deixou de dar a importância necessária à formação interna. Perceber que temos de nos preparar e unir utilizando novos procedimentos para o exercício do nosso dia-a-dia, uma vez que para tratar os outros, estamos obrigados a tomar conta de nós.

Pretendemos com as formações promovidas, trabalhar várias competências como a comunicação, cooperação e dinâmica de equipa. Mas também existe tempo para rir e brincar. Jogar e crescer. Ouvir e falar. Sem tabus, preconceitos e sempre com elevação, onde em estreita cooperação se promovam dias intensos de aprendizagem mas também de verdadeiros estímulos para o trabalho desenvolvido, e a desenvolver, por cada um.
Afinal o que se pode pedir mais a quem trabalha nas Instituições com fins marcadamente sociais?

Serem elas próprias, nos bons e maus momentos, honestas e genuínas, e sobretudo com altruísmo necessário para pensar os outros com a sensibilidade necessária.

É assim que vemos os nossos colaboradores. É assim que todos os dias lhes agradecemos por serem uma parte tão importante na vida das nossas crianças utentes e suas famílias.

Documentação Institucional

Disponibilizam-se nesta secção os principais documentos que regulam o funcionamento e a organização administrativa da Olhar Poente:

Novos sócios

Conhece a Olhar Poente? Conhece as suas respostas e serviços?

Pode beneficiar de condições especiais enquanto associado da Olhar Poente:

  • Descontos nas entidades com quem a Olhar Poente estabeleceu parceria;
  • Acesso privilegiado e prioritário nas diferentes respostas sociais e educativas;
  • Redução nas formações acreditadas promovidas por Olhar Poente.

Faça parte da Família Olhar Poente por apenas 10€ por ano. Para ser associado contacte olharpoente@olharpoente.pt

Voluntariado

A Olhar Poente registou-se na Plataforma Voluntariado Açores e promoveu uma primeira ação “Academia Olhar Poente”. Este projeto consiste numa resposta a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, assim como, do secundário. Pais, professores e outros interessados podem participar no projeto da Academia Olhar Poente, ajudando dentro da área e temática que considerar que poderá ser útil. Foi o caso das professoras Catarina Antunes (mãe de uma menina que frequenta a Olhar Poente) e Lénia Silva, que manifestaram interesse no projeto e que se identificaram com os ideais que regem a Academia.

Mais informações: olharpoente@olharpoente.pt

Certificação da Qualidade ISO 9001:2015

Com o aumento da gestão do número de equipamentos sociais e de respostas e serviços, a Direção da Olhar Poente assumiu a necessidade da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001:2015 como fator preponderante no desenvolvimento da relação com todos os envolvidos, sobretudo as suas famílias e crianças, no envolvimento de todos os recursos humanos profissionais e voluntários, numa perspetiva de melhoria contínua dos seus serviços e atividades.

O nosso compromisso baseia-se na prestação de serviços/acompanhamento social que permita dar uma resposta de qualidade, apoiando a integração social e comunitária dos nossos utentes e famílias.