COVID-19

Em março de 2020, o Governo Regional dos Açores decretou o encerramento das respostas sociais em todo o arquipélago. Mas esta paragem, não se refletiu no funcionamento da Olhar Poente e logo na semana seguinte já estava diariamente a acompanhar as crianças, com a elaboração de uma planificação específica, com atividades e projetos de acordo com o seu Projeto Educativo, através da utilização de plataformas de vídeo conferência.

Também as famílias tiveram o seu espaço, de forma a manter viva as relações entre todos. Foram desenvolvidas 11 Tertúlias para Pais e Filhos, com convidados das mais variadas áreas temáticas, desde o antigo futebolista Pedro “Pauleta”, José Miguel Medeiros – ex-Secretário de Estado, o biólogo marinho Miguel Pais, entre tantos outros.

Reabertura

Depois da reabertura das respostas sociais, a Olhar Poente cumpre com os critérios emanados pela Autoridade de Saúde Regional, nomeadamente, no constante no Plano de Contingência e Manual de Gestão de Reabertura, de conhecimento de toda a comunidade educativa incluindo parceiros sociais e fornecedores, de forma a minimizar o risco de contágio no interior das respostas sociais, sem perder o foco no aspeto emocional e afetivo das crianças.

Enquanto o atual contexto assim o exigir, mantemos as sessões online de música e yoga, minimizando assim os contactos existentes com os professores de música e yoga que circulavam pelas várias freguesias e respostas.