História
A Olhar Poente foi fundada em novembro de 2009 e iniciou a sua atividade em setembro de 2010.
A Olhar Poente é hoje, o resultado da conjugação de esforços, de investimentos pessoais e da experiência acumulada de todos aqueles que estiveram na sua origem e na sua consolidação, assim como, pela persistência e colaboração das famílias com crianças inscritas que luraram por um serviço de excelência no superior interesse dos seus filhos.
A Instituição começou a ser a entidade gestora da creche e centro de atividades de tempos livres da freguesia da Vila Nova, integrada na rede de creches e CATL´s do município da Praia da Vitória, iniciando um processo de crescimento e desenvolvimento que se mantém na atualidade. (Os estatutos foram revistos e registados notarialmente em 28 de outubro de 2014). Vale a pena sublinhar os principais passos que foram dados
Em 2010, na freguesia da Vila Nova, a Olhar Poente concorre a um concurso público promovido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, ficando com a concessão da creche e centro de atividades de tempos livres integrado no edifício Centro Multiserviços, Caminho da Abrigada. Iniciou com 4 crianças utentes e 2 funcionários a tempo inteiro, 1 a tempo parcial.
Em 2011 adquire a primeira viatura de 9 lugares, que ainda hoje permanece ao serviço da Instituição, dando apoio ao transporte às crianças utentes, sobretudo as inscritas no CATL.
Em 2012 promove o serviço de Terapia da Fala direcionado numa primeira fase para as suas crianças utentes e a partir do ano seguinte, direcionado para a comunidade em geral.
A Olhar Poente foi declarada de Utilidade Pública em 21 de novembro de 2014.
Em 2015, a Olhar Poente avança para o segundo concurso público, desta feita para a creche e CATL da freguesia das Fontinhas, integrada na mesma rede municipal de creches e CATL´s. Foi iniciada com 12 crianças utentes, integrando 3 pessoas a tempo inteiro e duas a tempo parcial.
No ano letivo de 2015/2016, com o aumento do número de crianças utentes entre as faixas etárias 03 e os 12 anos, para dar uma melhor resposta à faixa etária 3-5 anos, a Olhar Poente promove o Centro de Atividades de Tempos Livres Transição (CATL-T), diferenciando por salas distintas o CATL do CATL T.
Em 2017, a Olhar Poente, concorre ao concurso público, desta feita para a creche e CATL da freguesia da Fonte do Bastardo, do mesmo município da Praia da Vitória, integrada na mesma rede municipal de creches e CATL´s. Foi iniciada com 16 crianças utentes, integrando 4 pessoas a tempo inteiro e duas a tempo parcial.
Entre os anos de 2012 e 2017, a Olhar Poente passa a promover os serviços sociais de Transporte e Acompanhamento Personalizado para cerca 20 alunos do 1º ciclo residentes na freguesia da Vila Nova, estende o serviço de Terapia da Fala aos equipamentos sociais das Fontinhas e Fonte do Bastardo, e em todas as freguesias para a promover o serviço de Refeitório Social e Centro de Explicações.
No final do Projeto Educativo Trianual “A Terceira na Europa”, ano letivo de 2014/2017, a Olhar Poente foi objeto de apoio do Parlamento Europeu, permitindo as crianças utentes da resposta social de CATL na ida a Bruxelas, visitando o Parlamento Europeu e outros espaços de forte interesse cultural e social.
No ano de 2018/2019, a Olhar Poente substitui o CATL-T, passando a desenvolver um novo serviço denominado ARTE – Animar, Renovar, Transformar e Educar, direcionado unicamente para a faixa etária 3-5 anos, que pretende estimular nas crianças o gosto pela veia artística, seja através da dramatização, pintura, teatralização, música e todas as formas que potenciem a criatividade e liberdade de pensamento.
No ano 2019/2020, a Olhar Poente desenvolve e executa o projeto-piloto EducaMente – Projeto de Meditação & Relaxamento, que consiste numa prática regular de meditação, relaxamento e yoga, e que se pretenda que leve a uma redução de stress, ansiedade e impulsividade, nas crianças e encarregados de educação, possibilitando um aumento da concentração, criatividade, autoestima, tranquilidade, regulação de humor, confiança, motivação, entre outros.
Em 2019 a Olhar Poente inicia o processo de certificação das Respostas Sociais com base na Norma ISO 9001:2015.
Em 2020 empreendeu uma reestruturação na creche e CATL da Vila Nova dotando-os das melhores condições para o trabalho pedagógico e educativo com crianças e jovens, nomeadamente, criando um novo espaço para o desenvolvimento das atividades de Creche, ARTE & CATL, assim como, criando dois novos gabinetes que permitem apoiar o Centro de Estudos, as sessões de Terapia da Fala e as reuniões de equipa, famílias e parceiros.
Ainda em 2020, no mês de setembro, inicia a concessão da creche e CATL da freguesia dos Biscoitos integrada na rede de creches e CATL´s do município da Praia da Vitória, e no mês de outubro, dá início à Academia Olhar Poente – Centro de Estudo, Formação e Atividades, na cidade da Praia da Vitória.